LOUVADO SEJA - LAUDATO SI
A Encíclica Laudato Si' já é considerada histórica; o documento tem 190 páginas [a Dies Domini, possui 164 páginas] e está sendo elogiada por ativistas, políticos e religiosos.
A razão da carta é que as agressões ambientais são "um pequeno sinal de crise ética, cultural e espiritual
da modernidade", nas palavras de Mario Bergólio.
O documento tem os seguintes argumentos:
1) O aquecimento global é real
2) O aquecimento global é resultado principalmente da ação
do homem
3) Os países ricos têm uma "dívida ecológica" com
os países pobres
4) Criação de fortes instituições internacionais
5) Pressão sobre líderes políticos e sacrifício individual
[BBC]
A carta começa com uma citação do padroeiro de Bergólio, do qual leva o nome. É um canto de São Francisco - "Louvado sejas, meu Senhor »,
cantava São Francisco de Assis. Neste gracioso cântico, recordava-nos que a
nossa casa comum se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a
existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços: « Louvado sejas,
meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz
variados frutos com flores coloridas e verduras".
O documento tem 6 capítulos:
I.O que Está a Acontecer em Nossa Casa
II.O Evangelho da Criação
III.A Raiz Humana da Crise Ecológica
IV.Uma Ecologia Integral
V.Algumas Linhas de Orientação e Ação
Mas é no último capítulo que a atenção é voltada para as declarações se voltam para o domingo. O primeiro dia da semana é apenas mencionado, e não é colocado como solução para a crise ecológica. É um incentivo para a Eucaristia, ou a comunhão praticada neste dia.
O capítulo seis tem 7 seções e é na sexta seção que o domingo é mencionado.
Capítulo VI - Educação e Espiritualidade Ecológicas
1.Apontar Para Outro Estilo de Vida
2.Educar para a Aliança entre a Humanidade e o Ambiente
3.A Conversão Ecológica
4.Alegria e Paz
5.O Amor Civil e Politico
6.Os Sinais Sacramentais e o Descanso Celebrativo
7. A Trindade e a Relação com as Criaturas
Segue o trecho onde o domingo é mencionado na carta papal:
"Eucaristia é
também fonte de luz e motivação para as nossas preocupações pelo meio ambiente,
e leva-nos a ser guardiões da criação inteira.
A participação na Eucaristia é
especialmente importante ao domingo. Este dia, à semelhança do sábado
judaico, é-nos oferecido como dia de cura das relações do ser humano com Deus,
consigo mesmo, com os outros e com o mundo. O domingo é o dia da Ressurreição,
o « primeiro dia » da nova criação, que tem as suas primícias na humanidade
ressuscitada do Senhor, garantia da transfiguração final de toda a realidade
criada. Além disso, este dia anuncia « o descanso eterno do homem, em Deus ». Assim, a espiritualidade cristã integra o valor do
repouso e da festa. O ser humano tende a reduzir o descanso contemplativo ao
âmbito do estéril e do inútil, esquecendo que deste modo se tira à obra realizada
o mais importante: o seu significado. Na nossa actividade, somos chamados a
incluir uma dimensão receptiva e gratuita, o que é diferente da simples
inactividade. Trata-se doutra maneira de agir, que pertence à nossa essência.
Assim, a acção humana é preservada não só do activismo vazio, mas também da
ganância desenfreada e da consciência que se isola buscando apenas o benefício
pessoal. A lei do repouso semanal impunha abster-se do trabalho no sétimo dia,
« para que fôlego o filho da tua serva e o estrangeiro residente
» (Ex 23, 12). O repouso é uma ampliação do olhar, que permite voltar a
reconhecer os direitos dos outros. Assim o dia de descanso, cujo centro é a
Eucaristia, difunde a sua luz sobre a semana inteira e encoraja-nos a assumir o
cuidado da natureza e dos pobres."
Para o mundo político e religioso essa carta é histórica pelas medidas ambientais ali sugeridas.
Mas, quem está sendo louvado?
Deus, ou homem Mario Bergólio?
A ENCÍCLICA PAPAL SOBRE O DOMINGO
"Em uma encíclica divulgada em 18 de Junho de 2015, o papa
Francisco expôs seus argumentos científicos, teológicos e morais para que sejam
desenvolvidas estratégias contra as mudanças climáticas, classificadas por ele
como "urgentes e inadiáveis".
O papa descreveu o dano contínuo à natureza como "um
pequeno sinal de crise ética, cultural e espiritual da modernidade".
Encíclicas são circulares papais dirigidas a bispos de todo
mundo (e, como resultado, aos fiéis) informando a posição da Igreja Católica
sobre determinados assuntos. A solução, segundo o pontífice, vai exigir um alto grau de
sacrifício e o que chamou de uma "corajosa revolução cultural" em
todo o mundo". [BBC]
Apesar de muitos relacionarem essa encíclica de Mario Bergólio uma iniciativa para a imposição do domingo como dia sagrado, é preciso mencionar uma encíclica muito mais direta ao domingo, de João Paulo II, a Dies Domini.
Divulgada a 31 de Maio de 1998, a encíclica Dies Domini começa com o seguinte:
"O dia do Senhor como foi definido o domingo, desde os tempos
apostólicos, mereceu sempre, na história da Igreja uma consideração privilegada
devido à sua estreita conexão com o próprio núcleo do mistério cristão. O
domingo, de facto, recorda, no ritmo semanal do tempo, o dia da ressurreição de
Cristo. É a Páscoa da semana, na qual se celebra a vitoria de Cristo sobre o pecado
e a morte, o cumprimento da Primeira criação e o início da nova criação (cf 2
Cor 5,17. É o dia da evocação adorante e grata do primeiro dia do mundo e, ao
mesmo tempo, da prefiguração, vivida na esperança, do ultimo dia», quando
Cristo vier na gloria".
Talvez, não houve documento papal como a Dies Domini, para exaltação do domingo, como Dia do Senhor.
A carta papal, Laudato Si', busca um caminho efetivo parta tornar o domingo reconhecido mundialmente; se a Dies Domini foi uma razão teológica, esta última é uma razão política.
No entanto a razão ambiental não será a força que o Vaticano terá para estabelecer o domingo como Dia do Senhor em todo o mundo, com força de lei.
"E então o grande enganador persuadirá os homens de que os
que servem a Deus estão motivando esses males. A classe que provocou o
descontentamento do Céu atribuirá todas as suas inquietações àqueles cuja
obediência aos mandamentos de Deus é perpétua reprovação aos transgressores.
Declarar-se-á que os homens estão ofendendo a Deus pela violação do descanso
dominical; que este pecado acarretou calamidades que não cessarão antes que a
observância do domingo seja estritamente imposta; e que os que apresentam os
requisitos do quarto mandamento, destruindo assim a reverência pelo domingo,
são perturbadores do povo, impedindo a sua restauração ao favor divino e à
prosperidade temporal" O Grande Conflito, pág.590
A corrupção moral, calamidades e revelações sobrenaturais [espíritos enganadores] levarão as autoridades, finalmente, decretarem a imposição do domingo.
O argumento do ambiente é apenas mais um esforço do papado para buscar essa imposição, mas não será o ponto decisivo para essa lei.
E por fim o própria profecia declara - "E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos
mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas,
teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes,
e o tempo de destruíres os que destroem a terra
Ap 11.18