O CENTENÁRIO DE SINAIS DA SEGUNDA VINDA



O Cenário Atual
No domingo 10.11.2018 foi  a data do Fim da 1ª Guerra Mundial; o fim  do conflito que vitimou cerca de 15 milhões de pessoas chega ao seu centenário.

O conflito redesenhou o mapa da Europa, derrubou três impérios, contribuiu para a revolução soviética e deu origem à Segunda Guerra Mundial.

Uma guerra ‘mundial’ que envolveu o território europeu, e no máximo 10 países – Austria, Sérvia, Rússia, Alemanha, França, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Bulgária e Turquia. Fonte: France Presse/Jornal Destak

O Cenário Profético
Jesus em seu Sermão Profético anunciou esse sinal – “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim” Mateus 24:6.

“A profecia não somente prediz a maneira e objetivo da vinda de Cristo, mas apresenta sinais pelos quais os homens podem saber quando a mesma está próxima. Disse Jesus: “Haverá sinais no Sol, na Lua, e nas estrelas.” Lucas 21:25. “O Sol escurecerá, e a Lua não dará a sua luz. E as estrelas cairão do céu, e as forças que estão no céu serão abaladas. E então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória.” Marcos 13:24-26. GC 304.1

Guerras
Houve guerras mais impactantes que representam melhor esse sinal indicado por Jesus; o contexto que Jesus falava era do Império Romano e sua relação com o povo de Israel, e as guerras que derrubaram esse Império, formam um quadro profético melhor para a compreensão dos sinais da Segunda Vinda.

As guerras que forçaram a queda do Imperio Ocidental levaram cerca de 400 anos; e depois os eventos militares seguintes, fizeram também o Império Oriental cair em 1453.
Seja os eventos que derrubaram o Império Romano a 1600 anos e o Imperio Oriental a 500 anos, as guerras modernas, a 100 anos, apenas confirmam a veracidade dos sinais anunciados por Jesus.

Sinais nas Estrelas
Há exatamente 85 anos atrás [13.11.1833]  outro fenômeno celeste despertou o temor de uma geração; a famosa ‘chuva de meteoros’ Leônidas. Visto em toda a América do Norte, esse evento foi causado quando a Terra cruzou a órbita do cometa Tempel-Tuttle.

Nenhuma ‘chuva de meteoros’ registrada até aqui excedeu a intensidade e o significado da ‘chuva’ do século 19. Conta-se que choveram mais de 100 mil meteoros por hora! Frederick Douglass declarou: "Eu testemunhei esse espetáculo maravilhoso e fiquei pasmo. O ar parecia repleto de brilhantes mensageiros descendo do céu. Estava perto do nascer do sol quando contemplei essa cena sublime Passou-me pela mente a sugestão de que aquele momento poderia ser um pre- núncio da vinda do Filho do Homem”. 

Dois anos antes, na Costa Leste dos Estados Unidos, Guilherme Miller havia começado a pregar sobre a segunda vinda de Cristo e o fim do mundo por volta de 1843. A chuva de meteoros de 1833 ocorreu inesperadamente, ilu minando todo o céu noturno da mesma região, convencendo a muitos de que o ia do juízo estava próximo. Embora Cristo não tenha retornado tão depressa quanto Miller acreditava, a tempestade de meteoros continua a ser um marco na interpretação profética (Ap 6:13)

Terremoto
Da perspectiva humana, o grande terremoto de Lisboa em 1755 foi apenas mais uma vibração da crosta terrestre causada a movimentação das placas tectônicas. Mas dentro do cenário anunciado por Jesus, entendemos ser esse terremoto que cumpriu a profecia por estar enquadrado no tempo e na sequencia dos sinais.

O profeta do Apocalipse assim descreve o primeiro dos sinais que precedem o segundo advento: “Houve um grande tremor de terra; e o Sol tornou-se negro como saco de cilício, e a Lua tornou-se como sangue.” Apocalipse 6:12.

“Estes sinais foram testemunhados antes do início do século XIX. Em cumprimento desta profecia ocorreu no ano 1755 o mais terrível terremoto que já se registrou. Posto que geralmente conhecido por terremoto de Lisboa, estendeu-se pela maior parte da Europa, África e América do Norte. Foi sentido na Groenlândia, nas Índias Ocidentais, na Ilha da Madeira, na Noruega e Suécia, Grã-Bretanha e Irlanda. Abrangeu uma extensão de mais de dez milhões de quilômetros quadrados. Na África, o choque foi quase tão violento como na Europa. Grande parte da Argélia foi destruída; e, a pequena distância de Marrocos, foi tragada uma aldeia de oito ou dez mil habitantes. Uma vasta onda varreu a costa da Espanha e da África, submergindo cidades, e causando grande destruição.” GC 304.2

De igual modo, a chuva de meteoros de 1833 não foi causada apenas pelo fato da Terra ter passado pelo caminho do cometa Tempel-Tuttle. As guerras que acometem o planeta, da perspectiva bíblica, eventos naturais ou militares, são usados por Deus para despertar as pessoas e servir como precursor de Sua intervenção na história humana.

O TEMPO DO FIM E OS ENGANOS SATÂNICOS


O Tempo do Fim é entendido na profecia bíblica como sendo aquele após o último período de tempo anunciado pela profecia.

A última profecia de tempo, é a de Daniel 8:14 – “Até duas mil e trezentas tardes e manhãs e o santuário será purificado”. Depois deste tempo profético, resta apenas o Tempo do Fim.

As “duas mil e trezentas tardes e manhãs” se referem a um período de 2.300 anos, que começaram no ano 457aC [Daniel 9:25 – a reconstrução de Jerusalém]  e terminam em 1844, no século 19. Sendo assim o Tempo do Fim é o período após 1844, os últimos 174 anos que estamos vivendo no momento.

Últimos Dias – Jesus inaugurou ao vir ao mundo – Hebreus 1:1
Fim do Tempo – Período antes de 1844
Tempo do Fim – Período depois de 1844
Fim do Mundo – Evento que culmina com a Segunda Vinda de Cristo; não tem data prevista

A gravidade do Tempo do Fim
Esse último período antes do Fim do Mundo [Mateus 24:3 up], os últimos 174 anos, é um período em que Satanás está irado com os habitantes do planeta [Apocalipse 12:12 up].
Nos limites do tempo de 1844, ocorrem grandes investidas de Satanás para enganar o mundo. É o último período e grandes mentiras são trazidas em várias formas.

O Engano da Evolução
O livro “Origem das Espécies, do naturalista britânico Charles Darwin, apresentando a Teoria da Evolução, foi publicado em 1859. Darwin nasceu em 1809, era estudante de medicina; abandonou o curso para fazer teologia, e posteriormente desenvolveu a Teoria da Evolução. Em 1836 Darwin já era conhecido no meio científico pelos fundamentos dessa teoria.

O Engano do Espiritismo
Allan Kardec nasceu em 1803, e se tornou conhecido como o fundador do Espiritismo ou Doutrina Espírita. Foi um dos pioneiros na pesquisa científica sobre fenômenos paranormais (mediunidade). Em 18 de abril de 1857, publicou O Livro dos Espíritos, considerado como o marco de fundação do Espiritismo; criou a Revista Espírita em 1 de janeiro de 1858; fundou, nesse mesmo ano, a primeira sociedade espírita Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. [Fonte: Wikkipedia]

A mentira do pentecostalismo
William Seymour (1870-1922) foi o idealizador deste movimento que tem sua origem no final da segunda metade do século 19; apesar de se reconhecer o começo do movimento pentecostal como tendo início no ano 1906 em Los Angeles nos Estados Unidos na Rua Azuza, onde houve um grande avivamento caracterizado principalmente pelo “batismo com o Espírito Santo” evidenciado pelos dons do Espírito (glossolalia, curas milagrosas, profecias, interpretação de línguas e discernimento de espíritos). Fonte: Portal São Francisco

O pentecostalismo é uma tentativa humana de reproduzir a experiência sobrenatural que só pode ser concedida pelo Espírito Santo, em eventos sobrenaturais conhecidos biblicamente como Chuva Temporã [pentecostes apostólico do primeiro século] e a Chuva Serôdia, o segundo pentecostes do Tempo do Fim.

A mentira dos falsos profetas
O século 19 foi cenário do Terceiro Reavivamento espiritual norte-americano. Os EUA era uma terra de protestantes e o povo tinha na religião a base da nação. No mesmo período que Deus levanta a Igreja Remanescente e sua profetisa para o Tempo do Fim, vários falsos profetas surgem para enganar:

-Joseph Smith - foi o fundador e primeiro presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ele e cinco amigos organizaram a Igreja em Fayette, Nova York, no dia 6 de abril de 1830. Ele presidiu a Igreja até 27 de junho de 1844. Fonte: Sala de Imprensa Mormon

-Charles Tazel Russel – nasceu em Allegheny, EUA, em 16 de fevereiro de 1852. Organizou uma associação cristã cujos membros eram conhecidos como "Estudantes da Bíblia". Muitos grupos foram fragmentados; dsde 1931 os Estudantes da Bíblia , são chamados de Testemunhas de Jeová. Em fevereiro de 1881, foi cofundador da Sociedade Torre de Vigia de Sião A organização atual das Testemunhas de Jeová começou no fim do século 19. Fonte: jw.org

Irmãs Fox - Katherine "Kate" Fox (1837–1892), Leah Fox (1814–1890) e Margaret "Maggie" Fox (1833–1893).  Fizeram sucesso por muitos anos como médiuns que diziam possibilitar espíritos a se manifestarem por batidas (tiptologia). Os eventos sobrenaturais que desencadearam essa doutrina ocorreram na noite de sexta-feira, 31 de março de 1848.

A Política Marxista
Karl Heinrich Marx (1818-1883) era um sociólogo, historiador e economista alemão; e foi o principal pensador do marxismo, movimento filosófico e político nomeado em sua homenagem.
Junto com Friedrich Engels (1820-1895), Marx detalhou sua teoria política e previu o colapso do sistema capitalista (baseado na propriedade privada). Junto com a filosofia política idealizada por eles veio uma cosmovisão contrária aos valores do cristianismo, que permeiam hoje todas as nações. [Leia política da esquerda partidária]

Era da Pós-Verdade
Todas esses fatores surgiram no século 19, o século do início do Juízo Celestial. O Tempo do Fim é um período solene da história humana, e alvo da grande ira de Satanás em inundar a Terra com mentiras e filosofias falsas.

Valores, conceitos e hábitos tem de ser avaliados sobre essa perspectiva a fim de nos resguardarmos da mentira e enganos do Tempo do Fim.

 Leia também:
A Origem das Filosofias Partidárias
A Era da Pos Verdade 

A EXTREMA DIREITA RELIGIOSA E O CUMPRIMENTO DA PROFECIA


A política sempre esteve como parte do cenário profético. Na profecia da História das Nações [Daniel 2] o profeta indica que o imperador totalitário era a “cabeça” [Daniel 2:38up] de uma hierarquia de nações.

No Apocalipse as 3 Bestas [11:7; 13:1 e 13:11] são reinos políticos e mais atuais no tempo profético, correspondendo ao estado, ou um segmento político específico - a extrema direita.

A 3ª Besta é uma instituição estatal que tem essa vertente de extrema direita:
Extrema Direita – religiosa e estado intolerante
Direita – religiosa e estado laico
Centro – estado laico e liberdade religiosa
Esquerda – estado laico e ateísmo
Extrema Esquerda – ateísmo e abolição do cristianismo

A 3ª Besta [Apocalipse 13:11] é interpretada como a nação Norte Americana, os EUA, que de acordo com a profecia, apresentará aspectos religiosos, mas intolerantes:

-v12a “exerce toda a autoridade” – o autoritarismo é uma marca da extrema direita
-v12b “autoridade da primeira besta” – a autoridade papal [primeira besta] foi um dos maiores exercícios de autoritarismo de toda a história política
-v12c “faz com que a terra e seus habitantes” – a manobra das massas é marca da extrema direita e extrema esquerda
-v14a “seduz os que habitam sobre a terra” – a manipulação das massas, neste caso, se dá pelo capitalismo, materialismo e consumismo. A sedução da extrema esquerda se dá pelo liberalismo sexual, liberdade de expressão e anarquia. [Leia aqui as origens da política de esquerda]
-v14b “sinais que foi dado a executar” – a extrema direita norte-americana está relacionada com os evangélicos, pentecostais e carismáticos; esse é um aspecto religioso da profecia
-v14d – “façam uma imagem à besta” – a reprodução do autoritarismo religioso do papado, será repetido pela política de extrema direita norte-americana
-v15a – “folego à imagem da besta” – os EUA irá devolver ao Vaticano o poder religioso que este tinha na Idade Média; isso reavivará o espírito de intolerância religiosa
-v15c –“fizesse morrer todos que não adorassem a imagem da besta” – a instituição da pena de morte a nível global

O governo de Donald Trump cumpre esse perfil de intolerância religiosa, retirada da liberdade religiosa e implementação da pena de morte.

Não somente nos EUA mas no Brasil, a extrema direita são a tendência política no cenário governamental.

Seja pelo ateísmo e liberalidade da extrema esquerda, ou a intolerância e conservadorismo da extrema direita, o mundo está em uma rota de decadência.

Aqueles que acreditam na leitura apocalíptica de – intolerância religiosa, perseguição e pena de morte – entendem que a extrema direita é o cumprimento da profecia nos EUA.

Os protestantes dos Estados Unidos serão os primeiros a estender as mãos através do abismo para apanhar a mão do espiritismo; estender-se-ão por sobre o abismo para dar mãos ao poder romano; e, sob a influência desta tríplice união, este país seguirá as pegadas de Romadesprezando os direitos da consciência.” GC 588.1

O protestantismo norte-americano se caracteriza hoje, como a extrema-direita. Será essa a última vertente política deste mundo, revelada pela profecia como a Terceira Besta. Os EUA será um estado político-religioso [como Roma no passado] que fará imposições sobre o mundo. A liberdade religiosa será retirada, para a imposição da união com a religião de Roma. O protestantismo se unirá ao catolicismo em doutrinas bases e assim estará feito a "imagem da besta" que recuperará seu prestígio político como no passado. O resultado será - perseguição e pena de morte.

“Os dignitários da Igreja e do Estado unir-se-ão para subornar, persuadir ou forçar todas as classes... A falta de autoridade divina será suprida por legislação opressiva. A corrupção política está destruindo o amor à justiça e a consideração para com a verdade; e mesmo na livre América do Norte, governantes e legisladores, a fim de conseguir o favor do público, cederão ao pedido popular de uma lei... A liberdade de consciência, obtida a tão elevado preço de sacrifício, não mais será respeitada. No conflito prestes a se desencadear, veremos exemplificadas as palavras do profeta: “O dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apocalipse 12:17. GC 592.3

Hoje nos encontramos em uma encruzilhada moral em nosso mundo; ou apoiamos a extrema esquerda, que exclui Deus e estabelece as bases do ateísmo; ou apoiamos a direita que promove a religião, mas com extremismo e exclusão da liberdade religiosa.

A profecia já nos revelou que será a extrema direita que tomará conta do cenário mundial em nosso planeta.

Mantenha a esperança e persevere; a profecia de Daniel 2 nos oferece um final feliz para o cenário político mundial - "Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos esses reinos e os exterminará, mas esse reino durará para sempre.
Esse é o significado da visão da pedra que se soltou de uma montanha, sem auxílio de mãos, pedra que esmigalhou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. "O Deus poderoso mostrou ao rei o que acontecerá no futuro. O sonho é verdadeiro, e a interpretação é fiel". Daniel 2:44,45

A LAMENTAÇÃO SOBRE O GRANDE INCÊNDIO



O incêndio que destruiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro causou grande comoção nacional.
“O Museu Nacional do Rio de Janeiro, consumido por um incêndio na noite deste domingo [02.09.18], conta com um dos maiores acervos de antropologia e história natural do país - são cerca de 20 milhões de itens.” [BBC]

A história de um país estava ali e perdeu-se em questão de horas; o fogo destruiu a tudo. Os brasileiros estão indignados e profundamente tristes com o descaso, pelo patrimônio histórico, e com as perdas que são irremediáveis. Perdeu-se tudo, para sempre.

A Bíblia descreve um grande incêndio também, mas desta vez, será consumido toda a história humana. Esse triste e lamentável episódio deve nos levar a refletir as coisas deste mundo são descartáveis na perspectiva Divina.

O descaso é revoltante no caso das perdas do museu. Mas uma lição deve ser tirada deste triste episódio – perdas maiores ocorrerão por ocasião da Segunda vinda.

O apóstolo Pedro descreve a destruição que acompanhará a Segunda Vinda de Jesus – “os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.

Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade,
Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?” 2 Pedro 3:7-12

Na ocasião deste evento catastrófico da Segunda Vinda, todos os museus serão destruídos – o Museu do Louvre em Paris; o Museu de História Natural em Londres; o Museu Smithsonian nos EUA; e também todos os monumentos mais inscríveis deste mundo – a Torre Eiffel de Paris; o Cristo Redentor, no Rio; o Big Bem, em Londres; a Grande Muralha da China.

A triste história humana é descartável; só há uma coisa que importa realmente que é a história sobre Deus e Seu plano para salvar os humanos.

Essa memória, nunca se perdeu, e jamais será perdida – a salvação de Deus.

CALOR APOCALÍPTICO

Incêndios na Califórnia - EUA

O Planeta Terra está em uma crescente de temperatura nos últimos 30 anos. O Apocalipse indica que haveria essas alterações no clima do planeta - "E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo". Apocalipse 16:8

O calor descrito nessa profecia é uma ação sobrenatural, um castigo Divino, e não uma consequência da ação no ser humano. O que vemos hoje é apenas um alerta de Deus, para os eventos futuros do fim do mundo. 

Os eventos naturais que temos assistido [Julho de 1018], são consequências de alterações climáticas:

"Incêndios fora de controle já deixaram mais de 80 mortos na Grécia, focos de incêndio se alastraram pela Suécia e o Círculo Polar Ártico, dezenas de mortes foram provocadas pelas altas temperaturas na Coreia do Sul e recordes de calor foram registrados na Califórnia, no Texas e na África." Fonte BBC

"De acordo com o Instituto Goddard de Estudos Espaciais da Nasa (GISS, na sigla em inglês), os episódios recentes são resultado de um dos meses de junho mais quentes da história - e a expectativa é que julho também registre temperaturas recorde." Fonte BBC

"No Canadá, as temperaturas superaram 30°C por mais de 20 dias. No Reino Unido, a onda de calor derreteu o teto do Centro de Ciências de Glasgow, na Escócia. E na Finlândia, as autoridades decretaram estado de emergência." Fonte BBC

"No Japão, onde já foram registradas mais de 60 mortes, o governo considera o calor um "desastre natural". Autoridades do México começaram a dar orientações à população sobre como enfrentar os dias de canícula." Fonte BBC

"Os especialistas afirmam que é difícil identificar a intensidade demonstrada pelo fenômeno neste ano, dada a complexidade dos sistemas climáticos planetários. Para muitos, no entanto, o principal motivo é a interferência das ações humanas no clima da Terra." Fonte BBC

"O que estamos vendo como uma anomalia é o que pode passar a acontecer com frequência daqui a 30 anos, como resultado da mudança climática", diz o meteorologista britânico Peter Stott à BBC.
Mas, embora quase nenhum especialista negue a influência da mudança climática, muitos também acreditam que o que está acontecendo agora é muito mais complexo, sendo resultado de uma combinação de fatores." Fonte BBC

"Na Europa, já tivemos situações como essa algumas vezes a cada século. Agora, isso acontece algumas vezes a cada década. E não há dúvida de que a mudança climática está aumentando a probabilidade de ondas de calor". Fonte BBC

Mas esses eventos naturais nos fazem refletir sobre as ações sobrenaturais que estão profetizadas no Apocalipse. Se os eventos naturais causam tanta destruição, como será quando Deus enviar seus castigos sobrenaturais?

LUA DE SANGUE - SINAL DO FIM DO MUNDO?



O eclipse lunar total que ocorreu na sexta-feira [27.07.18] foi o mais longo do século 21. 

O fenômeno total - quando a Lua é totalmente encoberta - durou uma hora e 43 minutos.

Conhecido como 'lua de sangue', por deixar o satélite com um tom avermelhado, [Fonte: BBC] o espetáculo desperta a curiosidade e superstição de parte das pessoas.

Isto porque há uma profecia no Sermão profético de Jesus, sobre o Fim do Mundo, onde Ele menciona um fenômeno relacionado com a Lua - "Logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas - Mateus 24:29.

A referência de Jesus - "logo depois da aflição daqueles dias" - se refere à 'grande tribulação' ou a perseguição que os cristãos sofreram durante 1260 anos. Esse é um período profético referenciado em Daniel [7:25; 12:7] e Apocalipse [11:3; 12:6; 13:5]. Sendo assim esse período de tempo se refere a experiência do povo de Deus em eventos da profecia.

Ou seja, no final dos 1260 anos, que ocorreram entre 538 a 1798, viria o fenômeno lunar mencionado por Jesus. O evento que Jesus se refere ocorreu em 1780, conhecido como 'Dia Escuro', onde nenhum evento astronômico foi identificado. E na noite deste dia ocorreu o evento com a Lua de Sangue.

O gráfico abaixo descreve os eventos lunares da década de 80 no século 18, e não está listado o dia 19 de Maio de 1780. O evento que ocorreu neste dia, foi de origem sobrenatural.




 Mas a cada Evento Lunar natural, como o que ocorreu na última sexta-feira [27.07.18] as palavras de Jesus são relembradas. Os eventos naturais testemunham dos eventos sobrenaturais. 

O Eclipse Total que foi sinal da Segunda Vinda de Jesus em 19 de Maio de 1780, é memorável e recordado a cada eclipse natural que ocorre.

No século 18, na década de 80, somente dois eventos lunares ocorreram nos dias 12 e 18 de Maio. Mas nenhum deles explica o 'Dia Escuro' ou o Eclipse Lunar Total.


Veja que no dia anterior [18.05.1780] havia ocorrido um Eclipse Parcial de 3 horas e 16 Minutos, mas nada explica o eclipse total de 19 de Maio de 1780, com uma Lua de Sangue sendo vista no dia seguinte.

Esses eventos sobrenaturais apenas nos alertam para o Grande Evento da Segunda Vinda.

E os eventos naturais, que se repetem com regularidade, nos ajudam a entender que Jesus é Senhor sobre os astros e a natureza; e quer ser Senhor de nossa vida também.

TRUMP - O FALSO PROFETA



"Várias vozes, incluindo personalidades como o presidente sul-coreano Moon Jae-in, afirmavam que o presidente Donald Trump talvez merecesse o Prêmio Nobel da Paz pelos seus esforços de diálogo com Pyongyang.


Além de Moon, o ex-presidente americano Jimmy Carter, o ministro britânico das Relações Exteriores, Boris Johnson, e dezoito congressistas republicanos apoiaram a indicação do presidente americano para o prêmio, em reconhecimento de “seu trabalho incansável para trazer paz para o mundo”. [Fonte: VEJA]

O Apocalipse apresenta uma 'trindade do Mal' que mimetiza os trabalhos da Verdadeira Trindade Celestial, a Divindade.

Os capítulos 12 e 13 do Apocalipse apresentam 3 figuras que a profecia indicam como sendo os poderes do mal que lutam contra os esforços de Deus na Terra. As 3 figuras são animais apocalípticos mas que representam esses poderes - O Dragão[Ap 12], A Besta do Mar [Ap 13:1] e a Besta da Terra [Ap 13:11]. A clássica interpretação protestante é consensual em indicar que os símbolos se referem:
Dragão - Satanás [Ap 12:9]
Besta do Mar - Papado ou Vaticano [Dn 7:23-25]
Besta da Terra - EUA ou Casa Branca

A profecia de Apocalipse é dinâmica, e os próprios símbolos evoluem apresentando novas figuras a partir dos mesmos poderes apocalípticos. No capítulo 16 a Besta da Terra é vista como 'Falso Profeta'. Isto porque a 'Besta da Terra', se caracteriza como um poder político, mas em uma fase mais adiante do tempo profético, o líder norte-americano assumirá uma postura religiosa, inclusive apoiando o papado e o Vaticano. O fato da nação norte-americana, que é protestante por natureza histórica, se ligar ao catolicismo romano, isso caracterizará sua identidade de Falso Profeta.

Não sabemos se será Donald Trump que encarnará essa fase de 'Falso Profeta' da nação norte-americana, e dará as mãos ao 'Iníquo', previsto pelo apóstolo Paulo [2 Tessalonicensses 2:9-11].

Mas uma coisa é certa - a profecia não erra. 


A PAZ MUNDIAL DE DONALD TRUMP E KIM JONG-UN



"Após quase cinco horas de um encontro histórico nesta terça-feira [12/06/18], em Cingapura, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, assinaram um documento em que a Coreia do Norte se compromete a trabalhar para a sua desnuclearização e em que sinalizam o desenvolvimento de "novas relações" entre os países.

O líder norte-coreano declarou que "o mundo verá grandes mudanças" e que tanto ele quanto Trump haviam decidido "deixar o passado para trás". "As relações (a partir de agora) vão ser muito diferentes do que foram no passado", disse Trump." [Fonte: BBC]

O nosso planeta e seus líderes estão procurando por paz; mas estão fazendo da forma errada.

A Paz que o planeta precisa, só pode vir através de Deus e de um relacionamento com Jesus; e jamais através de um relacionamento instável entre um ditador comunista e um capitalista voraz. 

O próprio Jesus disse: "Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá" - João 14:27. 

A Paz que os políticos oferecem só podem levar a uma situação - destruição. Essa é uma previsão da profecia para os esforços que hoje são feitos para a paz mundial. Vejam a previsão do apóstolo Paulo sobre o que se seguiria, após o mundo estar anunciando a paz no planeta:

"Irmãos, quanto aos tempos e épocas, não precisamos escrever-lhes, pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite. Quando disserem: "Paz e segurança", então, de repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão"1 Tessalonicenses 5:1-3.

Os esforços de paz deste mundo, levam a destruição, pois os acordos de paz humanos, são muito frágeis.

A destruição prevista pelo apóstolo Paulo, nesta citação dos eventos finais deste mundo, não são claros se ocorrerá pela própria Segunda Vinda, ou decorrente de uma guerra.

A profecia oferece vários quadros de destruição:

1. A destruição de Babilônia por um grande incêndio - Apocalipse 18:9 e 18

2. A destruição por forças da natureza, iniciadas de forma sobrenatural - Apocalipse 11:19

3. A destruição como resultado de uma guerra [Armagedom] - Apocalipse 16:16-18

4. A destruição que haverá no momento da Segunda Vinda de Jesus - 2 Pedro 3:10-12

Seja qual for a destruição que se segue aos acordos de Paz que os humanos anunciam, uma coisa é certa através da profecia, que a solução para nosso Planeta, não é humana, mas a Paz somente será instalada em um Planeta renovado pela ação de Deus.

"Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. [...] Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: "Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou". Aquele que estava assentado no trono disse: "Estou fazendo novas todas as coisas! " E acrescentou: "Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança"Apocalipse 21:1-5.

Essa é a única previsão de Paz confiável, que podemos acreditar.



A GUERRA DA SÍRIA NA PROFECIA


Isaías 17 possui uma profecia sobre a destruição da Síria, que muitas pessoas estão associando à atual guerra que ocorre neste país [Março/2018].

Essa profecia era local ou seja, uma profecia do tempo do profeta Isaías; por que fala também da destruição de Efraim, a tribo do Norte de Israel.

Isto ocorreu em 732 aC a destruição de Damasco pelos Assírios, e também a destruição de Samaria e o cativeiro de Israel em 722aC.

Sendo assim, a profecia de Isaías é uma profecia local, não se tratando de eventos do futuro distante. As profecias que tratam de assuntos escatológicos [estudo das últimas coisas] é que se relacionam aos eventos do futuro distante ou nossos dias.

Essas profecias escatológicas encontramos no livro de Daniel, no Sermão Profético de Jesus e nas Revelações do Apocalipse.

A situação da Síria hoje, esta dentro do contexto da profecia de Jesus:
Mat 24:6  "E ouvireis de guerras e de rumores de guerras... é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim."

Também o Apocalipse descreve a 6a Trombeta, como a ação dos mulçulmanos; e isto ocorre antes da Segunda Vinda de Jesus, que é a Sétima Trombeta:
Apo 9:13  E tocou o sexto anjo a trombeta...
Apo 9:17  E assim vi os cavalos nesta visão; e os que sobre eles cavalgavam tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e a cabeça dos cavalos era como cabeça de leão; e de sua boca saía fogo, e fumaça, e enxofre.
Apo 9:18  Por estas três pragas foi morta a terça parte dos homens, isto é, pelo fogo, pela fumaça e pelo enxofre que saiam da sua boca.

Essa sexta trombeta descreve a ação dos mulçumanos, ou o Islã nas suas guerras; por isso o profeta vê “fogo, pela fumaça e pelo enxofre” que hoje entendemos que são as armas de guerra.

A profecia ainda prevê que "foi morta a terça parte dos homens"; as guerras desse movimento radical tem dizimado milhares de pessoas na atualidade e milhões desde o seu início.

A origem da Guerra na Síria é a partir do Estado Islâmico. Leia aqui porque está acontecendo essa guerra e a relação com o povo muçulmano.

Duas profecias das 'Trombetas' no Apocalipse são relacionadas com os muçulmanos, a 5a e a 6a Trombeta. Elas descrevem os juízos de Deus sobre a Terra, a partir da ação dos árabes e muçulmanos. Leia aqui sobre a 6a Trombeta e a relação com o radicalismo muçulmano.

A profecia nos é dada para que entendamos o que está diante de nós e que são os seres humanos em seus radicalismo e orgulho nacional que provocam essas guerras.

Mas Deus não somente prevê o futuro mas também garante que temos um futuro de Paz diante da Sua intervenção no Planeta que ocorrerá com a Segunda Vinda.

Ore pelo fim da guerra e pela instalação da Paz através da Segunda Vinda.

A GUERRA DO RADICALISMO ISLÂMICO NA SÍRIA



Em Marcos 13.7 Jesus prevendo as guerras, orientou os cristãos - "Quando ouvirdes falar de guerras e rumores de guerras, não vos assusteis; é necessário assim acontecer"

É a corrupção do governo de Bashar al-Assad e o radicalismo islâmico que tomou o país, que são as principais causas desta guerra civil.

“Antes do início do conflito, em 2011, muitos sírios se queixavam de um alto nível de desemprego, corrupção em larga escala, falta de liberdade política e repressão pelo governo Bashar al-Assad - que havia sucedido seu pai, Hafez, em 2000.

Em março de 2011, adolescentes que haviam pintado mensagens revolucionárias no muro de uma escola na cidade de Deraa, no sul do país, foram presos e torturados pelas forças de segurança do governo do Presidente da Síria, Bashar al-Assad.

À medida que os levantes da oposição aumentavam, a resposta violenta do regime se intensificava. Simpatizantes do grupo antigoverno começaram a pegar em armas - primeiro para se defender e depois para expulsar as forças de segurança de suas regiões.

Assad prometeu "esmagar" o que chamou de "terrorismo apoiado por estrangeiros" e restaurar o controle do Estado.

A violência rapidamente aumentou no país: grupos rebeldes se reuniram em centenas de brigadas para combater as forças oficiais e tomar o controle das cidades e vilarejos.

A rebelião armada oposicionista mudou significativamente ao longo do conflito. Uma oposição moderada secular foi superada por radicais e jihadistas - partidários da "guerra santa" islâmica. Entre eles estão o autointitulado Estado Islâmico e a Frente Nusra, afiliada à al-Qaeda.

Os combatentes do EI - cujas táticas brutais chocaram o mundo - criaram uma "guerra dentro da guerra", enfrentando tanto os rebeldes da oposição moderada síria quanto os jihadistas da Frente Nusra. Hoje praticamente subjulgados em termos territoriais, os combatentes do EI continuam, no entanto, a promover ataques mais esporádicos.

O atual governo Trump, por sua vez, dizia que derrubar o presidente sírio não era uma prioridade, mas sim derrotar o Estado Islâmico - e que Assad era um aliado nessa batalha. Após um devastador ataque químico em 2017, porém, esse discurso mudou, e os EUA chegaram a realizar bombardeios em apoio à oposição.

A escalada de terror causada por grupos jihadistas como o EI - que aproveitou a fragilidade do país para tomar o controle de vastas partes de território no norte e leste - acrescentou outra dimensão ao conflito.

No último mês, o governo sírio e seus aliados intensificaram as ofensivas contra territórios controlados por grupos islâmicos e jihadistas, incluindo Ghouta Oriental, que é controlada pela oposição desde 2012.

A guerra civil, que se estende há quase sete anos, se intensificou no último mês, em uma tentativa de Damasco e seus aliados de sufocarem os grupos de oposição. Estima-se que hoje jihadistas controlem apenas 3% do território sírio.

A avaliação de alguns analistas é de que a essência do conflito - o levante contra Assad que evoluiu para uma guerra civil - talvez esteja perto do fim, uma vez que os rebeldes perderam território e apoio externo. E o grupo extremista autodenominado Estado Islâmico, que chegou a controlar parte importante da Síria e do Iraque, também foi derrotado na maioria dos locais, ainda que não totalmente eliminado." Fonte: BBC

O papel dos árabes e muçulmanos é fundamental para entendermos o que acontece em nossos dias; e as profecias apocalípticas das Trombetas são projeções de tudo o que vivenciamos hoje. Leia:

A SUPERLUA AZUL DE SANGUE




Os fenômenos astronômicos são referenciais nas profecias para o Fim do Mundo, ou a Segunda Vinda de Jesus a esta Terra.

Jesus em seu Sermão Profético em Mateus 24 citou 4 desses sinais, incluindo a lua se tornando como sangue.

O que foi presenciando como ‘lua de sangue’ nesta ultima semana de Janeiro de 2018 foi uma ‘superlua azul de sangue’.  “A superlua de 31 de janeiro será a terceira de algo que a Nasa chamou de "trilogia de superluas", já que essa ocorrência foi registrada também em 3 de dezembro de 2017 e 1º de janeiro de 2018.” [Fonte: BBC]

Esta “terceira de uma série de superluas, quando a Lua está mais perto da Terra em sua órbita e cerca de 14% mais brilhante do que o normal. É também a segunda lua cheia do mês, (fenômeno) conhecido como 'lua azul'. E a superlua vai passar pela sombra da Terra, com um eclipse total. Enquanto a Lua estiver na sombra terrestre, terá um aspecto avermelhado, algo conhecido como 'lua de sangue'", diz comunicado da Nasa, a agência espacial americana. [Fonte: G1]

“A última ocorrência de um eclipse total de "superlua azul de sangue" nos EUA foi há cerca de 150 anos, em março de 1866.” [Fonte: BBC] ; “e a próxima vez será em 31 de janeiro de 2037.” [Fonte: El Pais].

Mas os eventos descritos na Profecia de Jesus em Mateus 24.29 se tratam de eventos sobrenaturais; e não eventos naturais.

“Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados.”

Esse evento sobrenatural descrito por Jesus, ocorreu ‘depois da tribulação’ ou dos 1260 anos de perseguição dos cristãos pelo papado na Idade Média baixa e Alta. O Evento sobrenatural da Lua de Sangue ocorreu imediatamente após um eclipse solar total, não previsto também.

A literatura da época descreve esse dia da seguinte forma:

“O dia 19 de maio de 1780 figura na História como "o Dia Escuro". Desde o tempo de Moisés, nenhum período de trevas de igual densidade, extensão e duração, já se registrou. A descrição deste acontecimento, como a dá uma testemunha ocular, não é senão um eco das palavras do Senhor, registradas pelo profeta Joel, dois mil e quinhentos anos antes de seu cumprimento: "O Sol se converterá em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor." Joel 2:31.

Seguiu-se às intensas trevas daquele dia, uma ou duas horas, antes da noite, um céu parcialmente claro, e apareceu o Sol, posto que ainda obscurecido por negro e pesado nevoeiro. "Depois do pôr-do-sol, as nuvens novamente subiram, e escureceu muito rapidamente." "Tampouco foram as trevas da noite menos incomuns e aterrorizadoras do que as do dia; não obstante haver quase lua cheia, nenhum objeto se distinguia a não ser com o auxílio de alguma luz artificial, que, quando vista das casas vizinhas ou de outros lugares a certa distância, aparecia através de uma espécie de trevas egípcias, que se afiguravam quase impermeáveis aos raios." - Massachusetts Spy, ou Oráculo Americano da Liberdade, Thomas. 

Disse uma testemunha ocular daquela cena: "Não pude senão concluir, naquela ocasião que, se todos os corpos luminosos do Universo tivessem sido envoltos em sombras impenetráveis, ou arrancados da existência, as trevas não teriam sido mais completas." - Carta pelo Dr. Samuel Tenney, de Exeter, N. H., dezembro de 1785. Posto que às nove horas daquela noite a Lua surgisse cheia, "não produziu o mínimo efeito em relação àquelas sombras sepulcrais". Depois de meia-noite as trevas se desvaneceram, e a Lua, ao tornar-se visível, tinha a aparência de sangue.” [Fonte: OGC; pag.308]


Os eventos naturais são marcadores do tempo; mas os eventos sobrenaturais são marcadores do fim do mundo.