19 ANOS DE TERROR


Esta sexta-feira marca o décimo nono ano após os ataques terroristas que mataram pessoas inocentes no World Trade Center na cidade de Nova York;  no Pentágono em Washington, D.C.;  e em um campo fora de Shanksville, Pensilvânia.  

Aqueles de nós que estavam vivos e conscientes provavelmente se lembram exatamente de onde estávamos e o que estávamos fazendo quando ouvimos as notícias inacreditáveis. Isso devido a memória pós-traumática, um evento psíquico marcante para o cérebro.

Nos dias, semanas e meses após aquele acontecimento horrível, nossas vidas mudaram de muitas maneiras, principalmente em termos de segurança.  De repente, a presença da aplicação da lei ficou mais evidente, e fomos instados: “Se você vir algo, diga algo”.  A vigilância passou a fazer parte da nossa realidade.

Gradualmente, algumas dessas restrições foram amenizadas.  Mas ir ao aeroporto e passar pela segurança é algo que provavelmente nunca voltará às condições anteriores ao 11 de setembro.  

Os ataques terroristas nos lembraram que o mundo às vezes é um lugar perigoso, e uma ameaça pode se materializar de algo tão inocente quanto embarcar em um avião.

Os últimos anos dimensionaram o terrorismo e nos ensinaram que o terrorismo doméstico também é mortal.  Uma ida à loja, um concerto, uma igreja ou sinagoga, um evento esportivo, até mesmo ir ao trabalho ou à escola tem o potencial de terminar em desastre se alguém com uma arma fizer algum tipo de violência.  A vigilância é a principal arma em nossa luta para permanecer vivo.

Essa ameaça deve ser levada a sério.  E, como em qualquer ameaça à segurança pública, a cooperação não é apenas necessária, é imperativa e consistente com nosso dever cristão de proteger aqueles que estão em maior risco e levar uma mensagem de esperança e paz.

Mesmo que não sejamos terroristas, todos temos que passar pela segurança do aeroporto e passar por detectores de metal em prédios do governo.

O terrorismo da década de 90 e que desencadeou na era do terror no século 21, são cumprimento da sexta trombeta do Apocalipse (Ap9:13-21). Isso indica que a seguir do terror virá a sétima trombeta (Ap11:15-19) que é a Segunda Vinda de Jesus, trazendo esperança e paz definitiva.

São 19 anos de terrorismo, um sinal que Jesus deixou na Revelação para que entendêssemos que o Juízo Final está próximo [essa é a imagística das trombetas; elas eram usadas 10 dias antes da Festa do Dia da Expiação, ou do Dia da Purificação do Santuário, tipificando o Juízo]. 

Como o 11 de setembro custou milhares de vidas no ataque inicial e dezenas de milhares mais nas campanhas militares que se seguiram por anos, estamos engajados em uma batalha Espiritual épica que pode durar muitos mais tempo antes de podermos reivindicar a vitória. Ouçamo o apelo de Jesus - "Vigiai porque vocês não sabem em que dia que vem o seu Senhor" Mt24:42.

Esteja vigilante.

Obs. adaptado de Stephen Chavez, assistant editor at Adventist Review Ministries.

Nenhum comentário:

Postar um comentário