CENÁRIO POLÍTICO E PROFÉTICO ATUAL

Existem várias teorias de Relações Internacionais (RI) que interpretam os eventos da história humana. São as diferentes abordagens teóricas para interpretar, por exemplo os acontecimentos políticos das nações. As principais teorias que interpretam são o Realismo, Idealismo e Liberalismo.

Mas há outra linha de interpretação, a profética a partir da ótica Divina onisciente. Essa abordagem é conhecida como bíblico-histórica, pois coloca a profecia ao lado dos eventos da história para explicar o que está acontecendo.

Nem todos os eventos políticos e o movimento das nações são revelados ou explicados pela profecia, mas em linhas gerais há a cosmovisão do Grande Conflito que explica todos os eventos. 

As teorias de interpretação política são criadas a partir da ótica e até da disposição humana (positivista, idealista, realista) mas a interpretação bíblico-histórica, parte da mente divina. Não depende da disposição humana. Mesmo com a onisciente previsão Divina, a interpretação humana envolve a leitura dos fatos ao redor do indivíduo; e a pluralidade cultural é que cria essas interpretações. 

As Nações descritas da profecia 

A primeira profecia que descreve o movimento das nações está no livro do profeta Daniel. No capítulo 2 desse livro há uma descrição geral do movimento político das nações. 

Nessa profecia a previsão Divina descreve o surgimento dos impérios:

1. Babilônia 

2. Medo-Pérsia 

3. Grécia 

4. Roma

5. Nações da Europa 

Há uma profecia de Apocalipse 12 que é mais abrangente; essa profecia descreve outras duas nações anteriores. Elas são descritas como ‘cabeças do Dragão’ porque são motivadas pelo poder espiritual deste mundo (Satanás):

1. Egito 

2. Assíria

3. Babilônia 

4. Medo-Pérsia 

5. Grécia 

6. Roma

7. Vaticano

Essa é a ótica Divina a partir das motivações religiosas, pois na concepção de Yahweh, a religião é a motivação central de todas as demais.

Há ainda a descrição dos poderes influentes nesses últimos segmentos políticos descritos em cada profecia. Outras profecias (Apocalipse 11,13,17 e 18) descrevem ‘animais selvagens’ como símbolos das nações:

1. Besta do Abismo - França / 11:7

2. Besta do Mar - Vaticano / 13:1

3. Besta da Terra - EUA / 13:11

4. Besta Escarlate - Europa / 17:3

5. Cidade Babilônia - Vaticano 18:10

Essa é a última descrição dos poderes da terra que influenciarão o cenário político do planeta no tempo do fim.

O cenário das nações atuais

Onde ficam na profecia as nações atuais como China, Rússia, Cuba, Coréia do Norte? Essas são nações que influenciam o cenário mundial de forma secundária e ganham um destaque menor na profecia. 

Por exemplo os muçulmanos são descritos no Apocalipse na seção profética das trombetas e ganharam símbolos na quinta e sexta visão. A influência dos muçulmanos foi importante para o juízo de Deus sobre as nações principais aqui descritas. 

Os países comunistas talvez estejam descritos em uma profecia que os descreve saindo da boca do Dragão (Apocalipse 16:13) que podem ser relacionados com o ateísmo. Sendo assim os países como China, Rússia, Cuba, Coréia do Norte, apesar de não ganharem um papel na imagística apocalíptica, podem estar relacionados a símbolos secundários.

Deus assim usa as nações para estabelecer Seus propósitos aqui na terra. E como os países do antigo bloco comunista estão em movimento no momento atual, talvez Deus tenha um propósito com isto. Um dos prováveis cenários é o que descreve o colapso definitivo, pois a Coréia do Norte permanece fechada ao evangelho. Isso impede o último sinal para a Segunda Vinda de Jesus, que é a pregação do evangelho em todo mundo, para que venha o ‘fim’ (Mateus 24:14).

A tendência que a profecia descreve é ascensão do bloco ocidental (EUA e dos países da Europa) e o possível enfraquecimento do bloco comunista oriental. Até porque o evangelho tende a entrar nesses países, especialmente a Coréia do Norte.

Daniel afirma - “nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que Jamais será destruído e que não passará a outro povo. Esse reino despedaçará e consumirá todos os outros reinos, ma ele mesmo subsistirá para sempre” Daniel 2:44. As nações e potências mundiais irão colapsar diante do Reino de Deus que será estabelecido na Segunda Vinda.

Sendo assim, se ligue ao Reino de Deus representado hoje por Sua igreja aqui na terra.

Essa é a forma bíblica de se interpretar os atuais cenários políticos das nações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário