A LAMENTAÇÃO SOBRE O GRANDE INCÊNDIO



O incêndio que destruiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro causou grande comoção nacional.
“O Museu Nacional do Rio de Janeiro, consumido por um incêndio na noite deste domingo [02.09.18], conta com um dos maiores acervos de antropologia e história natural do país - são cerca de 20 milhões de itens.” [BBC]

A história de um país estava ali e perdeu-se em questão de horas; o fogo destruiu a tudo. Os brasileiros estão indignados e profundamente tristes com o descaso, pelo patrimônio histórico, e com as perdas que são irremediáveis. Perdeu-se tudo, para sempre.

A Bíblia descreve um grande incêndio também, mas desta vez, será consumido toda a história humana. Esse triste e lamentável episódio deve nos levar a refletir as coisas deste mundo são descartáveis na perspectiva Divina.

O descaso é revoltante no caso das perdas do museu. Mas uma lição deve ser tirada deste triste episódio – perdas maiores ocorrerão por ocasião da Segunda vinda.

O apóstolo Pedro descreve a destruição que acompanhará a Segunda Vinda de Jesus – “os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.

Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade,
Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?” 2 Pedro 3:7-12

Na ocasião deste evento catastrófico da Segunda Vinda, todos os museus serão destruídos – o Museu do Louvre em Paris; o Museu de História Natural em Londres; o Museu Smithsonian nos EUA; e também todos os monumentos mais inscríveis deste mundo – a Torre Eiffel de Paris; o Cristo Redentor, no Rio; o Big Bem, em Londres; a Grande Muralha da China.

A triste história humana é descartável; só há uma coisa que importa realmente que é a história sobre Deus e Seu plano para salvar os humanos.

Essa memória, nunca se perdeu, e jamais será perdida – a salvação de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário