OS SETE ANOS "ATÉ O FIM"

Algumas interpretações evangélicas de Daniel 9:26up e 27 admitem que essa seção da profecia descrevem sete anos que descrevem um período após o vinda secreta de Jesus e do arrebatamento secreto. 

O seguinte texto - "O povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário. O seu fim virá como uma inundação. Até o fim haverá guerra, e desolações foram determinadas. Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana. Na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de cereais. Sobre a asa das abominações virá aquele que causa desolação, até que a destruição, que está determinada, seja derramada sobre ele" Daniel 9:26,27 - descreveria o período pós-arrebatamento.

Isto gerou uma compreensão de que algumas pessoas seriam arrebatadas secretamente, e outras seriam deixadas, para viverem sete anos de uma grande tribulação. As expressões 'inundação', desolação, destruição, descreveriam um 'fim do mundo'.

A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

Daniel capítulo 8 tem uma visão que Daniel recebeu, e nessa visão há uma profecia de tempo (8:14). Essa profecia tem duas partes – um período longo de 2.300 tardes e manhãs (Daniel 8:14) e um período curto, de setenta semanas (Daniel 9:24).

Essas profecias de tempo, devem ser interpretadas pelo princípio “dia-ano” onde um dia é igual a um ano. Os textos de Números 14:34 e Ezequiel 4:7 são as diretrizes bíblicas para aplicarmos esse princípio, onde entendemos que um dia equivale a um ano,

Em Números 14:34 está o relato da história dos 12 espias que investigaram a terra de Canaã para que o povo entrasse ali. Mas depois de 40 dias observando a terra, 10 espias voltaram com um relatório ruim e dois deles, Josué e Calebe, fizeram um relatório bom, afirmando que era possível conquistar a terra. Mas o povo acreditou nos 10 espias que fizeram o relatório ruim, e queriam voltar ao Egito. Foi neste momento que Deus apareceu e disse – “De acordo com o número dos dias em que vocês espiaram a terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, vocês levarão sobre si as suas iniquidades durante quarenta anos e terão experiência do meu desagrado” Números 14:34.

Em Ezequiel 4:6, o profeta é orientado a cumprir um período de 40 dias profetizando, e que representava os 40 anos do início do cativeiro; Deus diz – “um dia para cada ano” Ezequiel 4:6.

Esses dois textos nos ajudam a entender que quando Deus usa períodos de tempos em dias ou equivalentes, Deus está se referindo a anos.

AS SETENTA SEMANAS

No livro de Daniel encontramos um período profético – “Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade” Daniel 9:24.

As Setenta Semanas “estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade” ou seja, se aplicam aos judeus e circunscritos à Jerusalém. Não se aplicam a um tempo futuro depois da era judaica; e não se aplicam ao ‘tempo do fim’ depois da Vinda de Jesus.

É uma profecia que está no passado, dentro do período da história do povo judeu.

 A palavra aqui traduzida por “determinadas” significa literalmente no hebraico “separadas”. Setenta semanas, representando 490 anos, isto porque uma semana tem 7 dias; e setenta semanas vão ter 490 dias. Aplicados à profecia, isso se refere a um período de 490 anos.

Mas as setenta semanas estão separadas de quê? Como os 2.300 dias foram o único período de tempo mencionado no capítulo oito (8:14),  devem ser, portanto, uma parte dos 2.300 dias, e os dois períodos devem ser o período de que as setenta semanas se separaram; estas devem começar juntamente.

O anjo declara que as setenta semanas partem da saída da ordem para restaurar e edificar Jerusalém (Daniel 9:25). Se se pudesse encontrar a data desta ordem, estaria estabelecido o ponto de partida do grande período dos 2.300 dias. 

No sétimo capítulo de Esdras acha-se o decreto. Esdras 7:12-26. Em sua forma completa foi promulgado por Artaxerxes, rei da Pérsia, em 457 antes de Cristo. Mas em (Esdras 6:14) se diz ter sido a casa do Senhor em Jerusalém edificada “conforme o mandado [ou decreto, como se poderia traduzir] de Ciro e de Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia.” Estes três reis, originando, confirmando e completando o decreto, deram-lhe a perfeição exigida pela profecia para assinalar o início dos 2.300 anos. Tomando-se o ano 457 antes de Cristo, tempo em que se completou o decreto, como data da ordem, viu-se ter-se cumprido toda a especificação da profecia relativa às setenta semanas.

O esquema profético está dividido assim em Daniel 9:

7 semanas = 49 dias = 49 anos

                                                                                                 v25

457 aC – 408 aC

62 semanas = 434 dias = 434 anos

                                                                            v26

408aC – 27 dC

1 semana = 7 dias = 7 anos

                                                                            v27

27 dC – 34 aC

  “Desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até o Messias, o Príncipe, sete semanas, e sessenta e duas semanas” — ou, sessenta e nove semanas ou 483 anos. O decreto de Artaxerxes entrou em vigor no outono de 457 antes de Cristo. A partir desta data, 483 anos estendem-se até o outono do ano 27 de nossa era. Naquele tempo esta profecia se cumpriu.

A palavra “Messias” significa o “Ungido”. No outono do ano 27 de nossa era, Cristo foi batizado por João, e recebeu a unção do Espírito. O apóstolo Pedro testifica que “Deus ungiu a Jesus de Nazaré com Espírito Santo e com virtude” Atos 10:38. E o próprio Salvador declarou: “O Espírito do Senhor é sobre Mim, pois que Me ungiu para evangelizar os pobres.” Lucas 4:18. Depois de Seu batismo Ele foi para a Galiléia, “pregando o evangelho do reino de Deus, e dizendo: O tempo está cumprido.” Marcos 1:14, 15. 

“E Ele firmará concerto com muitos por uma semana.” A “semana”, a que há referência aqui, é a última das setenta, são os últimos sete anos do período concedido especialmente aos  judeus. Durante este tempo, que se estende do ano 27 ao ano 34 de nossa era, Cristo, a princípio em pessoa e depois pelos Seus discípulos, dirigiu o convite do evangelho especialmente aos judeus. Ao saírem os apóstolos com as boas-novas do reino, a recomendação do Salvador era: “Não ireis pelos caminhos das gentes, nem entrareis em cidades de samaritanos; mas ide às ovelhas perdidas da casa de Israel.” Mateus 10:5, 6. 

“Na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares.” No ano 31 de nossa era, três anos e meio depois de Seu batismo, nosso Senhor foi crucificado. Com o grande sacrifício oferecido sobre o Calvário, terminou aquele sistema cerimonial de ofertas, que durante quatro mil anos haviam apontado para o Cordeiro de Deus. O tipo alcançou o antítipo, e todos os sacrifícios e ofertas daquele sistema cerimonial deveriam cessar. 

As setenta semanas, ou 490 anos, especialmente conferidas aos judeus, terminaram, como vimos, no ano 34. Naquele tempo, pelo ato do Sinédrio judaico, a nação selou sua recusa do evangelho, pelo martírio de Estêvão e perseguição aos seguidores de Cristo. Assim, a mensagem da salvação, não mais restrita ao povo escolhido, foi dada ao mundo. Os discípulos, forçados pela perseguição a fugir de Jerusalém, “iam por toda parte, anunciando a Palavra.” Filipe desceu à cidade de Samaria e pregou a Cristo. Pedro, divinamente guiado, revelou o evangelho ao centurião de Cesaréia, Cornélio, que era temente a Deus; e o ardoroso Paulo, ganho à fé cristã, foi incumbido de levar as alegres novas “aos gentios de longe”. Atos dos Apóstolos 8:4, 5; 22:21. 

Até aqui, cumpriram-se de maneira surpreendente todas as especificações das profecias e fixa-se o início das setenta semanas, inquestionavelmente, no ano 457 antes de Cristo, e seu termo no ano 34 de nossa era.

OS SETE ANOS “ATÉ O FIM”

Sendo assim, a última semana, ou 7 anos se aplicam ao povo judeu dentro do período que recebeu o Messias, no primeiro século. E não podem se referir ao último século, ou depois da Vinda de Jesus.

O texto de Daniel 9 diz – “Depois das sessenta e duas semanas, o Ungido será morto e não terá nada. O povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário” v26.  Veja que este trecho da profecia se refere ao tempo do “Ungido”, ou ao tempo de Jesus no primeiro século.

A seguir o v27 diz – “o seu fim virá como uma inundação. Até o fim haverá guerra, e desolações foram determinadas”. Aqui o “fim” se refere ao Messias, e não ao fim do mundo, ou ao período da Segunda Vinda.

O v28 continua situalizando a ação do Messias – “Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana. Na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de cereais”. Essa firme aliança se refere ao ministério de Jesus; a “metade da semana” são os ‘três anos e meio’ do ministério de Jesus. Os outros ‘três anos e meio’ se referem ao período até o ano 34, onde os judeus foram definitivamente rejeitados, depois de apedrejarem Estevão.

A última parte do v27 diz – “sobre a asa das abominações virá aquele que causa desolação, até que a destruição, que está determinada, seja derramada sobre ele”. A expressão “abominação” foi usada por Jesus para descrever a destruição do templo e de Jerusalém no ano 70 – “— Quando, pois, vocês virem, situado no lugar santo, o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel (quem lê entenda), então os que estiverem na Judeia fujam para os montes” Mateus 24:15,16.

Como saber se Jesus estava falando especificamente sobre a destruição de Jerusalém?

Isto porque no início do capítulo, Jesus diz – “se aproximaram para lhe mostrar as construções do templo. Ele, porém, lhes disse: — Vocês estão vendo todas estas coisas? Em verdade lhes digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada” Mateus 24:1,2.

Sendo assim as descrições da profecia de Daniel sobre desolação, destruição e dilúvio (esmagador) se referem à destruição de Jerusalém no ano 70, logo a seguir da semana que revelava o Ungido, ou o Messias.

TEMPO DO FIM

A interpretação que os evangélicos fazem dessa profecia de Daniel para 7 anos após a Vinda Secreta de Jesus, não seguem as informações do texto bíblico. Pois o texto diz que a profecia “estão determinadas para o seu povo e para a sua santa cidade” Daniel 9:24.

Ou seja, a profecia toda se refere ao tempo dos judeus, na época do "Ungido", ou do tempo de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário