Isaías 17 possui uma profecia sobre a destruição da Síria, que muitas pessoas estão associando à atual guerra que ocorre neste país [Março/2018].
Essa profecia era local ou seja, uma profecia do tempo do profeta Isaías; por que fala também da destruição de Efraim, a tribo do Norte de Israel.
Isto ocorreu em 732 aC a destruição de Damasco pelos Assírios, e também a destruição de Samaria e o cativeiro de Israel em 722aC.
Sendo assim, a profecia de Isaías é uma profecia local, não se tratando de eventos do futuro distante. As profecias que tratam de assuntos escatológicos [estudo das últimas coisas] é que se relacionam aos eventos do futuro distante ou nossos dias.
Essas profecias escatológicas encontramos no livro de Daniel, no Sermão Profético de Jesus e nas Revelações do Apocalipse.
A situação da Síria hoje, esta dentro do contexto da profecia de Jesus:
Mat 24:6 "E ouvireis de guerras e de rumores de guerras... é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim."
Também o Apocalipse descreve a 6a Trombeta, como a ação dos mulçulmanos; e isto ocorre antes da Segunda Vinda de Jesus, que é a Sétima Trombeta:
Apo 9:13 E tocou o sexto anjo a trombeta...
Apo 9:17 E assim vi os cavalos nesta visão; e os que sobre eles cavalgavam tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e a cabeça dos cavalos era como cabeça de leão; e de sua boca saía fogo, e fumaça, e enxofre.
Apo 9:18 Por estas três pragas foi morta a terça parte dos homens, isto é, pelo fogo, pela fumaça e pelo enxofre que saiam da sua boca.
Essa sexta trombeta descreve a ação dos mulçumanos, ou o Islã nas suas guerras; por isso o profeta vê “fogo, pela fumaça e pelo enxofre” que hoje entendemos que são as armas de guerra.
A profecia ainda prevê que "foi morta a terça parte dos homens"; as guerras desse movimento radical tem dizimado milhares de pessoas na atualidade e milhões desde o seu início.
A origem da Guerra na Síria é a partir do Estado Islâmico. Leia aqui porque está acontecendo essa guerra e a relação com o povo muçulmano.
Duas profecias das 'Trombetas' no Apocalipse são relacionadas com os muçulmanos, a 5a e a 6a Trombeta. Elas descrevem os juízos de Deus sobre a Terra, a partir da ação dos árabes e muçulmanos. Leia aqui sobre a 6a Trombeta e a relação com o radicalismo muçulmano.
A profecia nos é dada para que entendamos o que está diante de nós e que são os seres humanos em seus radicalismo e orgulho nacional que provocam essas guerras.
Mas Deus não somente prevê o futuro mas também garante que temos um futuro de Paz diante da Sua intervenção no Planeta que ocorrerá com a Segunda Vinda.
Ore pelo fim da guerra e pela instalação da Paz através da Segunda Vinda.