10 MOTIVOS PORQUE OS EUA É A SEGUNDA BESTA DO APOCALIPSE

Apesar dos EUA serem coadjuvantes na profecia, precisamos colocar as lentes corretas para enxergar o papel desta nação e entender porque ela não está no centro da cena exibida pela Revelação.

1.      v.11a. – “subiu da terra” – uma indicação da origem desta nação em um continente que não era o berço das nações como a Europa.

A primeira besta é vista “subir do mar” e para este símbolo é dito que o significado são “povo, multidões, nações e línguas” (17:15). E a igreja de Roma tem na Europa o seu berço, em oposição ao surgimento dos EUA no Novo Mundo – a América.

2.      V.11b – “tinha dois chifres” – no Apocalipse e Daniel ‘chifres’ representam ‘reis’ ou o poder estabelecido de uma nação (Daniel 7:27; Apocalipse 17:12). Os EUA desde suas origens têm estabelecido que a Liberdade Civil e Religiosa rejam essa nação ‘sem papa e sem rei’. O governo republicano e  protestantismo se constituem o poder estabelecido desta nação. Como estes ‘chifres’ são semelhantes aos do  cordeiro (símbolo para Jesus – 5:12) muito se assemelham aos princípios do evangelho.

3.      v.11c – “falava como Dragão” – aqui é indicada a contradição entre o que esta nação professa e o que pratica. Apesar da nação norte-americana ter suas raízes culturais e históricas nas nações cristãs protestantes, sua ação político-militar sobre as demais nações é opressiva.

4.      V.12a – “exerce todo o poder da primeira besta” – o poder do papado era sobre a consciência do homem, impondo a religião em detrimento da liberdade. E esta tem sido a política norte-americana, através da imposição pela força militar.

5.      V.12b – “faz.. que adorem a primeira besta” – pode parecer improvável que uma nação protestante promova o papado, mas é assim que a profecia descreve a relação do Vaticano e a Casa Branca.

6.      V.13a – “faz grandes sinais... descer fogo do céu” – essa cena evoca o evento do Carmelo (Elias) descrito no Antigo Testamento. Mas aqui o fogo que desce do céu, desta vez cai no altar errado, iludindo a humanidade. Uma clara referência ao Espírito Santo (fogo) e sua descida sobre a terra, certamente indicando o Pentecostalismo que se iniciou neste país.

7.      V.14a – “engana... com sinais que lhe foi permitido fazer” – é notório que o movimento pentecostal que se originou nos EUA tem a marca de um ministério de sinais e prodígios. Esses sinais servem ao propósito de enganar.

8.      V.15c – “fizessem uma imagem a besta” – isso é uma referência ao que a primeira besta (o papado) já havia feito no passado e a segunda besta (EUA) repete. O papado perseguiu, torturou e martirizou muitos cristãos que se opunham ao seu governo (igreja-estado) na idade média; e isto será repetido pelos EUA, mimetizando, recriando essa imagem do papado nos últimos dias.

9.      V.15c – “fossem mortos os que não adorassem a imagem da besta” – os milhões de pessoas que foram vítimas das guerras norte-americanas (Vietnam, Afeganistão, Irã, Líbia etc) são uma extensão desta profecia, que há de ser continuada em cenas futuras de perseguição aos cristãos que se opuserem aos ditames do Vaticano e Casa branca.

10.  V.16b – “e faz com que a todos... seja posto um sinal” – a imposição de um dia de guarda em honra ao papado se constitui o cumprimento dessa profecia. Deus tem um sinal sobre seus fiéis seguidores ( Ezequiel 20:20), e Satanás tem como objetivo perverter esse sinal, mudando o dia de honra que o próprio Deus escolheu para receber adoração e santificação.

A Segunda Besta, isto é, os EUA  é apresentado na profecia como aquele que promove a adoração da Primeira Besta (Vaticano/papado). A América é atribuída a ascensão do papado e seu sucesso em ‘selar’ os humanos com o ‘selo da besta’.

Leia também - Donald Trump preenche as caracteristicas de Apocalipse 13

2 comentários:

  1. E os profetas, leis e Salmos não serve para fazer a interpretação???

    ResponderExcluir
  2. Rios de tinta já foram gastos tentando decifrar o enigma das duas bestas do apocalipse, déspotas, algozes, impérios, religiosos, são associados.

    Todas profecias buscam o embasamento bíblico correlacionado com o contexto histórico, porém, sem querer ser soberbo, não acredito que a profecia dirija-se a políticos, reinados ou países e sim a religiosos.

    Acredito que haja também um significado generalista, ora se o messias trouxe os ensinamentos morais a humanidade como código de conduta aos seus seguidores (perdão, não julgar, amar, orar, etc), qualquer um que tomar atitudes contrárias aos ensinamentos do mestre está sendo uma pequena besta, seja no dia a dia, no lar, convivência social, etc.

    Mas o significado específico se refere aos religiosos que deturpam a verdade dos evangelhos, obviamente, o papado na idade média, embriagado com o poder temporal, banhado de ouro e aliado aos reis do mundo pode ser considerado a primeira besta, porém temos que considerar que após a revolução francesa, a igreja romana deixou de ser considerada a ultima palavra em questões humanísticas. Lembrando que após a unificação da Itália em 1870, a igreja perdeu muito de suas arrecadações chegando a ficar em condições precárias financeiras no final do seculo XIX. Hoje o estado do vaticano tem pouca influencia no mundo, o poder político do pontífice é ínfimo.

    Devemos lembrar que parte do movimento evangélico hoje, estão cometendo os mesmos erros da igreja romana aos tempos da reforma protestante.

    Venda de indulgências e amuletos, estopins da reforma, voltam em novas roupagens, como teologia da prosperidade, sob a justificativa de a arrecadação ser para a obra do senhor, como as indulgências.

    Os cultos hoje são um espetáculo, sacerdotes se postam como os eleitos da providência divina, apelam aos sentimentos, propagam o medo à aqueles que não aceitarem como escolhidos, ressuscitaram teologias da idade média, usam das mais criativas técnicas de convencimento, desde persuasão até hipnose.



    ResponderExcluir