A PRIMEIRA MENSAGEM APOCALÍPTICA

1ª Mensagem – Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

A primeira mensagem aponta para um juízo.

Esse julgamento celestial já está ocorrendo e você é o alvo dele – para condenação ou absolvição. O resultado é a Vida Eterna ou morte eterna.

Para você entender o que é este juízo precisamos estabelecer o que a própria Bíblia revela sobre ele. O AntigoTestamento oferece detalhes sobre essa cena fantástica que ocorre no céu.

O Antigo Testamento é o substrato para toda profecia do Novo Testamento. É ali no AT que ocorre o surgimento de toda cena profética, os cenários e motivos para a orientação escatológica.

No livro de Daniel encontramos a cena da qual procede o juízo mencionado no Apocalipse. Em Daniel 7:9-28 ocorre o juízo descrito na primeira mensagem do Apocalipse.

“Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de Dias se assentou; sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a pura lã; o seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente.  Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades estavam diante dele; assentou-se o tribunal, e se abriram os livros”.

O Ancião de Dias é Deus e no v.13 o ‘Filho do Homem’ – o nome escatológico de Jesus nos evangelhos -aparece para dar início ao julgamento.

Esse juízo é de todos nós. “Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados” Apocalipse 20:12.

Esse julgamento tem uma data para ter começado. A data referenciada escatologicamente no livro de Daniel é o grande período das 2.300 tardes e manhãs (Daniel 8:14). Ele é referido como a “purificação do Santuário”, uma referência ao Dia da Expiação (Levítico 16:29-34).

O início de grande período profético é indicado – “Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos” Daniel 9:24.

O início do período é data da reedificação de Jereusalém – o ano de 457 aC quando o Rei Ataxerxes emitiu o decreto Persa que autorizava a reedificação da capital judaica.

Os 2.300 anos a partir de 457 aC, terminam em 1844 da nossa era.

A 166 anos o Juízo celestial ocorre; e a mensagem é – “Temei a Deus e daí-lhe glória porque é chegada a hora do seu juízo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário