A SEGUNDA MENSAGEM APOCALÍPTICA

2ª Mensagem – “Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição”.

A segunda mensagem fala da queda de um sistema religioso.

Babilônia (no AT) era a capital do antigo reino caldeu. O mais famoso caldeu que Deus salvou foi Abraão. Devido a sua idolatria, Deus retirou o caldeu Abraão daquele local e desse patriarca surgiram os hebreus, Israel e Judá.

Babilônia se tornou a capital do império neo-babilônico, 600 anos depois, e conquistou o mundo subjugando todos os povos. Mesmo ali, se tornou uma capital idólatra.

Babilônia é símbolo de idolatria – o Apocalipse se utiliza dela para condenar a idolatria – uso de imagens no culto de adoração a Deus.

No capítulo 02 de Daniel, este profeta está em Babilônia e o imperador Nabucodonosor tem um sonho comuma estátua (imagem) que é destruída por Deus. No capítulo 03 o imperador constrói a imagem do seu sonho e obriga todos os seus súditos a adorá-la. Os três hebreus se negam e são condenados a morte em uma fornalha; você conhece a história do livramento deles – é uma guerra da verdadeira adoração contra a idolatria.

Babilônia é símbolo de idolatria. E quando o Apocalipse traz esse quadro profético ele aponta para um sistema religioso que se utiliza de imagens no culto de adoração.

A igreja cristã romana é o alvo da profecia. Ela se corrompeu o cristianismo introduzindo as imagens no culto de adoração.

A Lei de Deus é categórica – “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso...” Êxodo 20:4 e 5.

A segunda mensagem angélica anuncia que este sistema é FALIDO – ele caiu e não é aceito por Deus como forma de adoração. A igreja romana não oferece adoração a Deus, e o próprio Deus condena sua queda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário