"Jesus é o novo Adão" e "Maria, a nova Eva", afirma o papa - Será?

"Jesus, o novo Adão", e "Maria, a nova Eva" venceram o mal ao qual essas imagens bíblicas do Gênesis sucumbiram. Com essas palavras, Bento XVI definiu o Cristo e sua mãe, por ocasião da festa de Assunção de Nossa Senhora ao Céu, nesta segunda-feira, em Castel Gandolfo.
Dirigindo-se a centenas de peregrinos aglomerados no pátio de sua residência de verão, a 25 km de Roma, o papa, que parecia em boa forma física, apesar dos 84 anos, comentou o Apocalipse e "a luta entre o bem e o mal, simbolizada por uma Mulher, vestida de sol, isto é, de Deus, contra o dragão.
Na passagem do Apocalipse evocada, São João trata justamente da luta do Dragão vermelho contra a Mulher, obrigada a fugir para o deserto por causa da perseguição que sofre.
Joseph Ratzinger, falando sobre o pecado original de Adão e Eva, descrito no livro do Gênese, destacou que se "nossos ancestrais tivessem sido vencidos pelo Maligno, no final dos tempos, Jesus, como novo Adão, e Maria, como a nova Eva, venceriam definitivamente o inimigo".
O papa lembrou que a festa da Assunção - que celebra a subida ao céu da Virgem Maria - é comum aos cristãos do Ocidente e do Oriente.
Tem "suas raízes na fé dos primeiros séculos da Igreja", embora tenha sido o Papa Pio XII que proclamou o dogma, em 1950, destacou.
Fonte: Yahoo/AFP
Sim, Ratzinger está correto. Esse dogma só foi inventado recentemente. Mas está totalmente equivocado quando relaciona a profecia do capítulo 12 de Apocalipse com Maria.
Embora a profecia muito se assemelhe a história de José, Maria e o menino Jesus ao nascer, as cenas apocalípticas não remetem ao ocorrido em Belém e no Egito (deserto para onde Maria teria sido enviada) mas remete a uma profecia que amplia o ‘Grande Conflito’ entre Satanás e a Igreja Judaica-cristã.

É afirmado pela profecia a identidade do “...grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás” (v.9).
Ainda é ignorado pela teologia católica que ‘mulher’ em profecia significa ‘igreja’; Efésios 5:32 – “Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja”. 


Seria bom a teologia católica fantasiosa identificar também quem é a mulher de Apocalipse 17. Se a mulher no capítulo 12 é Maria, quem seria a mulher do décimo sétimo capítulo? Essa é identificada como uma prostituta; quem seria ela?


A teologia protestante identifica ambas como ‘igrejas’ ou símbolos da igreja cristã de todas as épocas.


É bom lembrar. Maria está morta, não subiu aos céus como a maioria dos humanos.


E aguarda a ressurreição do último dia como postulou Jesus – “eu o ressuscitarei no último dia” João 6:39.   

Um comentário:

  1. Como pela desobediência de um só homem o pecado entrou no mundo e pelo pecado a morte, assim pela obediência de um só homem foi introduzida a justiça que traz como fruto a vida ao homem morto. E como a substância de Adão, o primeiro homem plasmado, foi tirada da terra simples e ainda virgem — "Deus ainda não fizera chover e o homem ainda não a trabalhara" (Gn 2, 5) — e foi modelado pela mão de Deus, isto é, pelo Verbo de Deus — com efeito, "todas as coisas foram feitas por ele", e o "Senhor tomou do lodo da terra e modelou o homem" (Gn 2, 7) —, assim o Verbo que recapitula em si Adão, recebeu de Maria, ainda virgem, a geração da recapitulação de Adão.

    ResponderExcluir