HIROSHIMA E NAGASAKI - CUMPRIMENTO DE UMA PROFECIA?

Em 6 e 9 de Agosto de 1945 os EUA atacaram o Japão com duas bombas nucleares e literalmente pulverizou as duas cidades matando mais de 200 mil japoneses.


Algumas pessoas vêem esse episódio como o cumprimento de uma profecia apocalíptica.

Apocalipse 13:11-13 Vi ainda outra besta emergir da terra (...) Faz com que a terra e os seus habitantes adorem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada. Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens.

O método Bíblico-histórico de interpretação aponta a Segunda Besta (animal) como sendo os EUA e daí o fato de alguns entenderem que também esse aspecto de que “fogo do céu faz descer à terra” seja realmente o evento da Segunda Guerra mundial.

Como já foi dito, o método de interpretação das profecias da Bíblia deve ser Bíblico-histórico. Este é o primeiro princípio de interpretação:

1. As profecias apontam para eventos na história do planeta – a profecia assim revela o futuro da história humana.

Sendo assim onde na Bíblia há fogo descendo do céu?

No episódio de Elias e os sacerdotes de Baal, ali está o protótipo da profecia para o simbolismo do Apocalipse. Uma falsa adoração foi promovida ali no Monte Carmelo pelos 450 sacerdotes de Baal (1 Reis 18:19) e Elias fez descer fogo do céu para mostrar onde estava o Deus Verdadeiro.

Aqui está o centro da profecia de Apocalipse 13; o substrato profético é sobre adoração verdadeira. Os símbolos do Apocalipse são todos emprestados do Antigo Testamento. Daí o princípio fundamental para as profecias:

2. A Bíblia responde a si mesma – ou seja, ela mesma oferece os símbolos (substato e cenário para as profecias) e a resposta destes.

Hiroshima e Nagasaki bem poderiam servir como evento elucidativo para a profecia, mas não é este o caso.

A chave é o evento do Carmelo onde a falsa adoração é contrastada com a verdadeira adoração.

Só que nos Últimos Dias não é Deus que faz descer fogo do céu, e sim a Segunda Besta.

Por isso é dito que ela “Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que, ferida à espada, sobreviveu; e lhe foi dado comunicar fôlego à imagem da besta, para que não só a imagem falasse, como ainda fizesse morrer quantos não ADORASSEM a imagem da besta”. Apocalipse 13:14 e15.

A ênfase da profecia apocalíptica é a adoração. Os EUA promoverão um falso reavivamento, sinais prodigiosos de fogo (símbolo do Espírito Santo) e assim levará a humanidade a uma grande apostasia.

Os movimentos carismáticos e pentecostais tem na América suas origens.

Eis a aí o quadro profético esboçado.

A pergunta de Elias ainda ecoa em nosso Novo Século – “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o” 1 Reis 18:21.

Em que o Israel Espiritual está dividido? Na adoração:

1. Falso reavivamento e os Mandamentos de Deus (obediência)
2. O Domingo e o Sábado (Adoração)_
3. Dons Carismáticos e a verdadeira atuação do Espírito Santo (Reavivamento);
4. Falsa Igreja e a Verdadeira Igreja de Cristo (Identidade).

Eis os grandes divisores do Povo de Deus.

Elias ao ser questionado que era o “pertubador de Israel” , afirmou – “Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os MANDAMENTOS do SENHOR e seguistes os baalins” 1Reis 18:18.

Os mandamentos de Deus estão no centro de toda discussão teológica dos cristãos protestantes.

Somos ou não requeridos de obedecer a Deus através dos seus mandamentos?

É o sábado o dia que Deus santificou (separou) para adoração a Jesus?

O Espírito Santo se manifesta através de Sinais e Maravilhas ou através do “convencer dos pecados” João 16:8.

Quais as características da igreja verdadeira? – “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” Apocalipse 14:12 .

Seria muito excitante encaixarmos o evento da Segunda Guerra Mundial na profecia bíblica; concordo que é quase perfeita a analogia dos fatos.

Mas não é assim que a profecia bíblica sobrepõem-se à história humana. A profecia tem suas próprias fontes – o Antigo Testamento. É dali que saem todos os simbolismos, respostas e aplicações espirituais.

“Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam”. Provérbios 30:5

7 comentários:

  1. Afora essas "profecias", sem querer zombar de tantas coisas que voce dá tanta credibilidade, as bombas atômicas no Japão não matarão 200 milhões de Japoneses, apenas 200 mil

    O JAPÃO NUNCA TEVE 200 MILHÕES DE HABITANTES

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela ajuda; já corriji o texto.

    ResponderExcluir
  3. o ano foi 1945 e não 1845, também esta errado.

    ResponderExcluir