IMAGENS DE SANTOS - DOUTRINAS ANTI-BIBLICAS – Parte 1

As esculturas eram objetos proibidos por todo período bíblico; Deus jamais autorizou o uso delas. Basta dar uma olhada nos 10 mandamentos e percebemos o motivo:

Êxodo 20:4  “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem”.

Somos tão responsáveis a não tomar o nome de Deus em vão, quanto não adorar imagens um é o 2o mandamento (imagens) o outro é o 3o mandamento (nome de Deus).

Se dissermos que o mandamento sobre o nome de Deus  não mais é válido... também anulamos o mandamento de imagens. É tão grave transgredir o mandamento de imagens quanto tomar o nome de Deus em vão.

Nem imagens de Jesus foram permitidas por deus – Êxodo 20:4 “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus”.

Êxodo 20:4  “Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso” – Deus pede para que não nos curvemos diante delas; e deus se diz ser um deus zeloso quanto a isso!
Oséias 4:12 “O meu povo consulta o seu pedaço de madeira, e a sua vara lhe dá resposta; porque um espírito de prostituição os enganou, eles, prostituindo-se, abandonaram o seu Deus.” – Deus nunca aprovou o uso das imagens!

Alguns se justificam dizendo que no antigo santuário havia imagens de anjos, bois e e outras coisas, mas não eram usadas para se curvar diante delas e nem rezar para elas. Eram obras de arte, enfeites nas cortinas e mobiliário, nenhum israelita se curvava a elas.

As imagens eram fortemente condenada pelo próprio Deus que as considerava uma ofensa.

O que faz alguns cristãos pensarem que Deus irá relevar a adoração de imagens hoje, quando Ele nunca tolerou no passado?

Não acredite em bispos, padres ou papas - acreditem em Deus.

6 comentários:

  1. Como cristão praticante, com todo respeito devo discordar de você nesta questão de imagens, esta passagem bíblica deve ser lida no contexto daquela época, pois ali se praticava tradicionalmente a idolatria, ou seja o povo adorava vários tipos de Deuses, em forma de pássaros..."do que há em cima nos céus" naquela época este conceito que temos hoje de CÉU, não é o mesmo, para o povo o que habitava os céus não eram anjos, nem santos, nem o próprio Deus pois Deus habitava "o Alto dos Montes". Pois seguindo esse raciocínio Deus, no antigo testamento jamais teria pedido que se fizessem duas imagens de QUERUBINS (Anjos) que ficavam cada um de lado a lado na ARCA DA ALIANÇA. Continuando, "Nem embaixo na terra" ou seja, imagens de Cobras ou animais semelhantes para serem ADORADAS, pois se você conhece a bíblia sabe que Deus pediu a Moisés que fizesse uma imagem de uma COBRA, não para ser adorada, mas para que todos os fiéis que olhassem para a imagem da cobra pendurada num mastro ficasse curadas de uma praga bíblica, nesta passagem vimos um prelúdio da Cruz Sagrada de Cristo que ao vermos sabemos da sua vitória e somos conduzidos a ela por esta lembrança.
    "Nem Nas Águas debaixo da Terra" hora da mesma maneira, isto nos conduz a imagens de peixes, Dragões, botos, sereias, Iemanjá...e tantas idolatrias conhecidas por aí. Todos os cristãos devem respeitar as suas diferenças, pois é mais o que nos une do que o que nos separa. Não devemos pregar a ignorância para os fiéis, e sem o esclarecimento. A igreja católica foi fundada pelo apóstolo PEDRO, o primeiro PAPA, e deve ser respeitada senão pela sua idade, 2010 anos, com todos os seus erros e acertos, que como bem se sabe a igreja é santa e pecadora, pois ela é feita de seres humanos mas é guiada pelo Espírito Santo de Deus. Respeito o seu caminho como PROTESTANTE, como a própria palavra diz, uma religião que começou protestando as tradições católicas, pois a primeira igreja cristã não católica foi iniciada por um ex-monge franciscano. Por caridade lhe peço, pare de criticar as tradições da igreja católica e pregue o evangelho de Cristo que é muito mais proveitoso, é mais bonito e denota uma postura mais pura e não revangista, pois se cada Cristão resolver falar mal uns dos outros sobre suas convicções religiosas quem perde não é só as igrejas mas o povo de Deus que pode ficar desanimado e seguir por outros caminhos, como espiritismo, gnoses, macumba, candomblé e tantos outros seguimentos que sabemos não falam em nome de JESUS, que deve ser o nosso FOCO e não a avacalhação de outra religião que não seja a nossa. Já ouvi muitas pregações em nossa Igreja católica, em que muitos pastores são bem citados como exemplo a ser seguido por suas obras, que bom seria se algum pastor evangélico reconhecesse as obras da Igreja, como a " A Igreja que sofre e a pastoral da criança" acolhendo os flagelados das guerras pelo mundo afora, que bom seria que nesse natal de Jesus podéssemos viver em paz cada um com sua religião mas no amor de Jesus. Meu irmão.
    A paz de JESUS esteja convosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho estranho esse assunto de imagens de escultura, pois todos os bonecos q os filhos brincam são imagens de pessoas esculpidos. tem bonecos imagens de artista e vendem bem e ninguém condena, tem bustos de ilustres e imagens históricas, monumentos q se forem destruídos não ficara memoria e um povo sem memoria não tem identidade.Além disso tem as idolatrias dos sugadores de energia q comem luz, os idolatrados, pessoas q ate exagerem nas apresentações repassando danças obscenas... e são idolatrdos. sem q ninguem diga NADA! Se idolatra as imagens de automoveis q são esculpidos para depois vender, se idolatram joias, mansões, carrões e... grana. são verdadeiros mecenarios da idolatria. antiquários de leilões, mesinhas, moveis antigos dão toda grana p compra-los. feliz Natal e muitos bonecos esculpidos, tem ate monstrinhos! Vamos deixar de nos mover por dinheiro e ver a essência das pessoas, amar o próximo, deixar de usar as pessoas, respeitar, pois todos carecem e merecem. não usar de pretexto p atrair adeptos desse jeito a gente se distrai e não vai conseguir ver virtudes nas pessoas a menos q esse seja o objetivo.
      Et.

      Excluir
  2. Você está equivocado meu irmão em Cristo, A igreja católica não adora imagens, mesmo porque, essas imagens de que trata esta passagem da bíblia não tem nada haver com o céu que é pregado hoje, naquele tempo o povo adorava Deuses em forma de Pássaros, Bois, Cobras, e seres de todas as formas. Deus mandou fazer imagens: Dois querubins (anjos) na Arca da Aliança, A imagem da Cobra suspensa por Moisés, para o povo não morrer contaminado pela praga no Egito. Enfim, meu irmão,como cristãos não vale a pena nos atacar mutuamente, pois o povo já está cançado de violência, por isto deixam de ser cristãos e procuram cartomantes, espíritas e outras coisas que não tem JESUS. Lembre-se é mais o que nos une do que o que nos separa, pense nisso e pare de perseguir a Igreja de Deus! A Paz de Jesus!

    ResponderExcluir
  3. Caro Gilson Frota -
    Quem determina o que é 'imagem' é o texto bíblico.
    E o texto é claríssimo em postular "Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra" Exodo 20:4.
    Sendo assim, as imagens de Jesus (pois Jesus está no céu) jamais deveriam ser feitas.
    O texto é claro - as imagens não devem retratar coisa alguma que esteja no céu ou na terra - nem Deus, ou Jesus ou os apóstolos...
    Sorry.
    Mas o equivocado é vc.

    ResponderExcluir
  4. Caro Gilso Frota -
    Se vc ler o texto de Êxodo onde os querubins, que vc mencionou, são descritos, vai perceber que eles ficavam atrás de 3 cortinas sucessivas. O povo comum jamais olhava para a arca do concerto ou se aproximava dela - poie ela estava isolada no 'santíssimo', o terceiro compartimento do tabernáculo.
    Se o povo se curvava diante de algo, jamais foi diante dos querubins... eles nunca os viam...
    Eles estavam lá por questões funcionais e didáticas. Jamais alguem o colocava sobre o altar como fazem com as atuais imagens de sua igreja.

    E quanto ao 'ataque' das declarações, isso não tem nada haver com as pessoas, ou católicos. Tem haver com doutrinas.
    Queime sua Bíblia, ela está cheia de textos que condenam as imagens, e dezenas de outras doutrinas católicas.
    Não sou eu que me oponho; eu só reescrevo o texto bíblico.

    Felicidades e Boas Festas.

    ResponderExcluir
  5. Quanta ignorância! Bem que disse Jesus: "tomai cuidado com FALSOS PROFETAS". É o famoso "nóis interpreta" pois ser pa$tor de alguma igreja que se diz evangélica - na realidade, protestante, pois NEGA VEEMENTEMENTE A PRÓPRIA BÍBLIA é muito vantajoso financeiramente falando.

    ResponderExcluir