RATZINGER QUER ECUMENISMO

O papa Bento 16 disse (11/05/07), durante um encontro com os bispos brasileiros em São Paulo, que "é preciso fortalecer o trabalho de evangelização para reverter a diminuição de fiéis da Igreja Católica.” [BBC]


A postura dos bispos e padres irão mudar com certeza. Por várias vezes os evangélicos e protestantes foram colocados em uma mesmo “saco” e rotulados de “seitas”. Ignorados o tempo todo por Ratzinger a igreja protestante representada por milhões de cristãos pode esperar um tratamento diferenciado a partir de agora.

O trabalho de evangelismo dos protestantes, foi chamado de “proselitismo agressivo”: "As pessoas mais vulneráveis ao proselitismo agressivo das seitas, que é motivo de justa preocupação, e incapazes de resistir às investidas do agnosticismo, do relativismo e do laicismo são geralmente os batizados não suficientemente evangelizados, facilmente influenciáveis porque possuem uma fé fragilizada e, por vezes, confusa, vacilante e ingênua, embora conservem uma religiosidade inata", disse o pontífice.” [BBC]

A Conferência Geral do Episcopado (Latino-Americano e do Caribe) ouviu essas palavras no discurso de abertura realizado por Ratzinger. Certamente os bispos estarão preocupados em traçar planos para reverter as investidas evangélicas e protestantes.

“Ele (Ratzinger) também pediu que os bispos busquem, em suas dioceses, o "ecumenismo", dando ênfase aos valores cristãos comuns com outras denominações cristãs, embora a multiplicação de “novas formas de proselitismo” de denominações cristãs torne esse trabalho “uma tarefa complexa”.

O Ecumenismo é a união das igrejas cristãs em torno de um mesmo ideal. Muito já se falou sobre ecumenismo, mas o cenário mundial parece finalmente favorecer a união dos cristãos em torno do ideal de uma sociedade menos violenta e mais justa. O que farão os protestantes e evangélicos? Irão se unir a ICAR sacrificando seus ideais protestantes, em nome da paz na religião e no mundo? Vale a pena se unir aos católicos e deixar os princípios bíblicos de lado? O que você individualmente vai decidir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário